
A sujeição das Mulheres e Ensaio sobre a Liberdade.
A Sujeição das Mulheres, é uma das obras mais importantes de John Stuart Mill (1806-1873), publicada em 1869, e representa seu pensamento em favor da igualdade de direitos para as mulheres. Neste ensaio, Mill mostra que a mulher não é inferior, mas apenas diferente do homem. Ele defende uma forma de amizade conjugal baseada na igualdade.
Ensaio Sobre a Liberdade -
Publicado em 1859, o Ensaio Sobre a Liberdade de John Stuart Mill (1806-1873) representou, para a época que foi lançado, uma novidade no contexto histórico-social em que se inseria mais que nos princípios filosóficos nele expressos. De qualquer modo, o autor influenciou a sociedade do século XIX, ao ressaltar que a liberdade do cidadão é de capital importância para a construção, não só de uma sociedade justa, mas sobretudo de um Estado justo, próspero e benéfico para o bem comum de todos os cidadãos em seu conjunto.
O Vermelho e o Negro - Marie-Henri Beyle Stendhal
Filho de um humilde carpinteiro, Julien Sorel sonha com uma vida intensa e gloriosa. Sua desmedida ambição o leva a conviver com a burguesia provinciana e com a aristocracia parisiense. Ainda assim, Julien continua a ser um pobre no mundo dos ricos. A partir desses elementos, Stendhal criou um magistral romance psicológico, considerado o mais significativo da literatura francesa do século XIX.